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Problemas comuns de pequenas empresas
Conseguir extrair o máximo de cada recurso disponível é o que todas as empresas buscam. Em empresas pequenas, principalmente, cada detalhe conta e muito no diferencial dela no mercado.
Para isso é necessário conhecer os problemas e ameaças internas e externas, assim como as oportunidades. Com esse conhecimento se torna possível o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para que a empresa perdure com sucesso no mercado.
Concorrência é algo que sempre existiu e continuará existindo, e concorrer com empresas maiores é um desafio e tanto, uma vez que suas disponibilidades de recursos são maiores.
Nesse cenário a solução é a inovação, focando em necessidades específicas dos clientes e oferecendo uma excelente experiência de consumo. Trabalhando com foco em solucionar dores mais particulares facilita a comunicação com o público-alvo também. Portanto procure explorar nichos pouco explorados.
Quando o assunto é a experiência de compra, não podemos deixar de citar programas de fidelidade. Isso porque os clientes não buscam mais só o produto, mas sentimentos e sensações positivas ao se relacionarem com a loja. Dessa forma, uma solução barata e eficaz é a criação de um programa de fidelidade.
Você sabia que conquistar um novo cliente pode custar 5x mais que reter um cliente atual? Isso mesmo! E com o programa de fidelidade, além de estimular a recorrência dos clientes no seu estabelecimento para serem bonificados, também chamará a atenção de novos clientes pela experiência que está proporcionando a quem consome na sua loja.
É importante citar também que oferecer uma boa experiência vai além de oferecer benefícios para os clientes. Ele precisa se sentir acolhido e ajudado dentro do seu estabelecimento. Para isso é necessário contar com bons profissionais tanto em áreas estratégicas quanto no atendimento. Assim, é importante que realize processos seletivos assertivos.
Otimize os processos da sua empresa. Crie fluxogramas ou documentos para garantir que todas as etapas das atividades realizadas na empresa sejam executadas corretamente para evitar falhas ou perda de tempo no dia a dia.
Outro fator muito importante é o dinheiro. Nenhuma empresa consegue se sustentar sem capital disponível para investimentos em novas estratégias ou otimização das atuais. Para isso é necessário que a precificação dos seus produtos ou serviços seja feita de forma correta levando em consideração os custos envolvidos na produção, atração do cliente, valores dos concorrentes, entre outras métricas.
Investir em Programa de Fidelidade, além da questão da experiência, irá agregar mais valor a seu produto, fazendo com que os clientes se sintam mais satisfeitos pagando mais, mas tendo uma experiência de consumo excelente, ao invés de pagar menos, porém com uma experiência que deixa a desejar.
E sempre se preocupe em estar em constante adaptação ao mercado. Empresas que deixam de inovar ou melhorar a cada dia se tornam obsoletas e ultrapassadas, despertando o desinteresse dos consumidores. Dessa maneira, se atente sempre ao mercado e pense fora da caixa para continuar atraindo e retendo clientes.