Como fidelizar clientes?

Uma pergunta recorrente aqui na Fidelimax está relacionada ao processo de implementação de um programa de fidelização de clientes. O que querem saber são as etapas, os processos que devem ser seguidos, onde divulgar para que os clientes se cadastrem, e até sobre a operação, que é o cadastro e a pontuação do cliente no dia a dia.

 

A resposta é que não existe uma receita de bolo, porém há algumas perguntas que devem ser respondidas para ajudar na construção deste plano. Fidelizar clientes precisa ser um processo claro e objetivo, que visa resultados, sejam eles econômicos através do aumento das vendas ou de relacionamento, melhorando a percepção da marca.

 

Há várias etapas neste processo e nós, aqui na Fidelimax, apoiamos com a plataforma e com todas as ferramentas para o marketing de relacionamento; inclusive automatizando muitas das operações do dia a dia para que você não tenha trabalho algum e não tenha que se preocupar com nada mais.

 

comofidelizar

Confira algumas perguntas separadas em 4 grupos, se você já tem todas as respostas está praticamente com o plano montado, só falta operacionalizar.

Planejamento

  • Quem deve ser fidelizado?
  • Algum parceiro irá participar do programa?
  • Quais são os prêmios que serão ofertados?
  • Quais são as perguntas que os consumidores finais responderão para mapear o perfil?
  • Quais são as regras de pontos?
  • Existe algum regulamento que você precisa ou quer um padrão?

Configuração

  • Os pontos terão validade? Se sim, estes pontos expirarão após quantos dias?
  • As perguntas do programa que você criar serão de múltipla escolha, texto ou escolha única?
  • Quantos pontos cada prêmio valerá?
  • Você já tem um texto/arte  de boas-vindas para enviar ao cliente se cadastrar?
  • O que você fará no aniversário do cliente? Feliz Aniversário? Promoção?
  • Quais são as cores, logo e o endereço que você divulgará do seu programa?

Divulgação

  • Quais são os canais de divulgação?
  • Alguma divulgação automatizada?
  • Os parceiros farão a divulgação?
  • Qual é a estratégia offline de divulgação? Folhetos, totens, caixa informando?
  • Existe base para divulgação via e-mail marketing?
  • Qual é a sua presença em redes sociais?

Operação

  • Como será a pontuação? A cada venda?
  • O cliente receberá o saldo de pontos automaticamente após a pontuação?
  • O cliente receberá seus pontos mensalmente e automaticamente?
  • O cliente poderá resgatar os prêmios sem a intervenção do caixa?
  • Você fará apenas divulgações e campanhas automáticas ou fará promoções no dia a dia?

Crie sua conta em nosso sistema e responda as perguntas diretamente em nossa plataforma, configurando e personalizando o seu programa, clube ou promoção de fidelização de clientes. Se precisar de ajuda, fale conosco.

Caso ainda não tenha resposta para as perguntas e queira implementar um programa de fidelidade atrativo para os clientes, mas que ao mesmo tempo seja sustentável para seu negócio, nossos mentores podem fazer tudo por você configurando a plataforma totalmente focada no perfil do seu cliente e nas métricas da sua empresa! Clique aqui e saiba mais.

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