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Como planejar uma campanha de Black Friday
Já começou a preparar seu negócio para a loucura da Black Friday?
Este evento anual de compras se tornou um marco no calendário de muitos consumidores ávidos por economizar e adquirir produtos dos seus sonhos a preços acessíveis.
Mas como você pode aproveitar para vender ao máximo esse dia repleto de oportunidades?
Aqui vai um passo a passo de como criar e otimizar suas campanhas para esta data!
Resumo: Com antecedência planeje bem e estruture estoque, processos e comunicações para conseguir bater metas e decolar vendas.
Como eu planejo campanhas do meu negócio?
Defina Objetivos Claros
Estabeleça metas específicas de vendas, tráfego no site, conversões nas campanhas pagas ou outros indicadores-chave de desempenho que você deseja atingir durante a Black Friday.
Conheça Seu Público-Alvo
Analise o comportamento e as preferências do seu público-alvo para entender o que eles estão procurando e como você pode atender às suas necessidades durante a Black Friday.
Dica: Analise quais produtos mais são vendidos e prepare combos de vendas com produtos complementares. Ou faça um porcentual de desconto para os produtos mais vendidos.
Crie Ofertas Atraentes
Desenvolva promoções e descontos atraentes que sejam irresistíveis para os clientes, garantindo que suas ofertas se destaquem da concorrência.
Dica: Foque suas comunicações no BENEFÍCIO. As pessoas querem desconto, vantagens ou cashback na Black Friday, faça promoções fáceis de entender e sem muita burocracia.
Planeje uma Estratégia Multicanal
Utilize uma estratégia multicanal que inclua e-mail marketing, anúncios pagos, mídia social e marketing de conteúdo para alcançar e engajar seu público-alvo em vários pontos de contato.
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Prepare Seu Site e Infraestrutura
Certifique-se de que seu site esteja pronto para lidar com um aumento no tráfego e que seja otimizado para dispositivos móveis, garantindo uma experiência de compra perfeita para os clientes.
Dica: Faça testes de stress em seu site e o monitore em todos os dias de promoção. Não esqueça de alimentar estoques dos produtos.
Crie Conteúdo Promocional Atraente
Desenvolva artes promocionais atraentes e com a comunicação correta, como banners, anúncios gráficos e vídeos, para promover suas ofertas de Black Friday e gerar expectativa em torno do evento.
Dica: Foque em valores e benefícios. É isso que as pessoas esperam por esta data, eles querem saber qual o benefício que terão ao comprarem com você.
Agende as Campanhas com Antecedência
Programe suas campanhas de e-mail e mídia social com antecedência para criar uma sensação de urgência e garantir que os clientes estejam cientes das ofertas com tempo suficiente para se planejarem.
Dica: A Black Friday acontece somente na última sexta de novembro, tente deixar tudo planejado até o início do mês para garantir que tudo sairá como planejado.
Monitore e Meça o Desempenho
Acompanhe de perto o desempenho de suas campanhas durante a Black Friday, analisando as métricas relevantes e ajustando sua estratégia conforme necessário para otimizar os resultados.
Dica: Além de Clique e Conversões, olhe também para o CAC (custo de aquisição de cliente) e CTR (Clickthrough Rate = Clique pelo número de impressões).
O CAC serve para analisar o quanto você gasta para ganhar um novo cliente e o CTR a efetividade dos anúncios.
Pós-venda e Acompanhamento
Não se esqueça de acompanhar os clientes após a Black Friday, oferecendo incentivos adicionais para promover a fidelidade do cliente e transformar compradores únicos em clientes recorrentes.
Ex.: Envie e-mail ou mensagem falando que caso ele compre ainda este mês, ele ganha 5% de Cashback, ou que ele pode ganhar de prêmios ou vantagens acumulando pontos.
Conclusão
Não deixe essa oportunidade passar, muitos negócios chegam a bater a meta do ano com um mês de atecedência devido às promoções.
Prepare estoque, processos e sua comunicação e faça seu negócio turbinar as vendas neste fim de ano!
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